Como criar um playbook de métricas de marketing para selecionar e medir os indicadores certos.
Medir a eficácia do marketing é tão importante quanto criar uma estratégia. Estratégias digitais bem sucedidas começam com uma análise dos principais motores de crescimento.
Vou lhes contar um segredo: criar um playbook de métricas de marketing é difícil, mas não precisa ser tão complicado. De fato, se você seguir estes passos antes de empreender qualquer projeto sério de medição, isto tornará todo o processo muito mais fácil e rápido.
Quem deve ser envolvido
Se você tiver uma equipe de marketing, é importante envolvê-los no processo de definição das métricas. Eles terão uma visão valiosa do que está funcionando e por quê, o que pode ajudar a informar sua estratégia.
Também é importante receber informações de outros departamentos como vendas, finanças e atendimento ao cliente. Essas equipes muitas vezes têm muitos dados na ponta dos dedos que podem informar seu processo de seleção de métricas.
Por exemplo, se sua equipe de vendas souber que há certas palavras-chave que se possuem uma ótima classificação pesquisa mas não convertem bem para fins de otimização de conversão, então essas keywords seriam ótimas candidatas para entrarem numa lista de exclusão ou rev…