Receita não é KPI, mas essas 6 métricas sim
Muitos CEOs, CFOs e analistas financeiras irão dizer que Receita é um KPI (key performance indicator) perdendo para o Lucro (o que também não é um KPI) Eles estão errados e o motivo é o seguinte.
Quando a receita está em crescimento, ela pode esconder problemas no negócio. Todo mundo gosta quando a receita aumenta e normalmente a atitude dentro da empresa é: “A receita está em crescimento, continue fazendo que está fazendo”. No entanto, pode esconder graves problemas e dores de cabeça futuras.
Entre os problemas resultantes é que você pode ter gerado receitas com valores mais altos para uma base menor de clientes o que frequentemente está associado a gastos com marketing mais menores, logo maior rentabilidade. Desta forma, a empresa fica exposta ao risco devido a sua pequena carteira de clientes.
Outro problema identificado é que você ter aumentado rapidamente a receita de novos clientes, enquanto que o faturamento dos clientes mais antigos está caindo, indicando maior rotatividade e churn.
O mercado está cheio de situações como essas e muitas vezes por causa dessa miopia, as pessoas não conseguem identificar os problemas rapidamente.
Quando a receita começa a cair, ela não diz mu…