Essa semana os artigos falam sobre como repensar o planejamento de mídia, o uso e significado de Martech, como criar ciclos exponenciais de crescimento, como gerar mais vendas por meio de PR (relações públicas) e finalmente como colocar as diversas tecnologias disponíveis no marketing para gerar resultados.
1️⃣ Marketing precisa de planejamento de crescimento, não planejamento de mídia
Fonte: Marketing Needs Growth Planning Not Media Planning via InspireMartech
Hoje em dia o marketing precisa cada vez mais de um planejamento de sobre crescimento e tentar evitar de ficar apenas no mundo de planejamento da mídia. Qualquer função de marketing que não impulsione o crescimento será substituída em breve. Mesmo para um gigante do marketing tradicional como a Coca-Cola, marketing agora significa inovação, ciência de dados e tecnologia, tudo reunido para fazer o negócio crescer.
A razão é simples: O marketing ainda é muito fragmentado e com múltiplos silos. A maioria dos profissionais da área ainda estão focados em torno de "Canais" e "Mídias" ao invés de crescimento de usuários, por exemplo.
O papel do planejador da mídia deve evoluir para "planejamento de crescimento" ou growth planner. Os planejadores de crescimento são medidos, incentivados e responsabilizados pelo crescimento do canal, estratégia ou plataforma.
O futuro do marketing é orientado para o crescimento, não para o canal.
Na era digital, você pode ouvir e reagir mais rápido do que nunca, mas é preciso disciplina e uma mentalidade de crescimento que não é opcional. A mídia ou apenas o planejamento da mídia não é suficiente.