Sunday Reads #04 - 2023
Bem-vind@ ao nosso encontro semanal com o melhores artigos que li na última semana.
Com tanta coisa acontecendo no mundo do marketing e da publicidade, pode ser difícil acompanhar todas as últimas tendências. Mas não se preocupe, eu separei alguns artigos que li na última semana que te ajudarão a se manter informad@.
Os temas dessa semana são:
- AI ameaçando a criação de conteúdo e SEO; [1] e [2]
- Estudo mostra que anúncios do Super Bowl não ajudam a impulsionar as vendas;
- Aprenda a medir eficiência vs eficácia no Marketing;
- Melhores práticas para Call to Action na suas campanhas.
Ficou na dúvida sobre algum tema? Consulte o Glossário de Marketing Digital
A IA está ameaçando a estratégia de SEO?
Fonte: Is AI threatening SEO strategy? via Search Engine Land
Se você acompanha as últimas tendências em marketing e tecnologia, você provavelmente já ouviu falar muito sobre IA (inteligência Artificial).
Além disso, você provavelmente ouviu que a IA pode mudar a maneira como a SEO é feita, mas é muito improvável que ela substitua toda uma legião de criadores de conteúdo, jornalistas e redatores.
Por um lado, automatizar a sua geração de conteúdo por meio de IA pode reduzir o tempo gasto para a criação de um novo artigo. No entanto, sem um humano para direcionar a máquina ou a ausência de um processo de revisão pode simplesmente criar conteúdos genéricos e irrelevantes.
O ChatGPT e similares funcionam a partir de um aprendizado de máquinas, consultando grandes bancos de dados de textos, artigos científicos, blogs, etc. No entanto, ele não tem a capacidade de emitir opiniões ou mesmo aprofundar um determinado tema. *Para entender mais detalhes, recomendo ouvir o episódio #239 do Foro de Teresina, onde eles conversam com um especialista em tecnologia sobre as limitações do ChatGPT.
Qualquer pessoa que tenha brincado com o ChatGPT se perguntando se a indústria de SEO está ameaçada, pode ter uma baixa compreensão de uma estratégia eficaz de SEO ou sobre realmente funciona o ChatGPT.
Anúncios do Super Bowl e comportamento de compra
Enquanto as grandes campanhas pensam que um anúncio do Super Bowl pode aumentar o conhecimento geral da marca, quase metade dos consumidores relataram que estavam mais propensos a comprar de uma marca que se comunica com eles de uma forma contínua e personalizada.